Livro: Tintin - O testamento do sr. Pump - Hergé
×
Livro: Tintin - O testamento do sr. Pump - Hergé
Livro: Tintin - O testamento do sr. Pump - Hergé
R$ 65,00
As vendas desta loja estão temporariamente desativadas.
Livro usado em bom estado.
Aventuras de Joana, João e do Macaco Simão - 1º Episódio.

Aventuras de Joana, João e do Macaco Simão (Jo, Zette et Jocko) foi uma série publicada por Hergé na revista francesa Cœurs Vaillants pela primeira vez em 1936, e mais tarde em formato álbum, com 54 páginas, pela Casterman. Ao contrário de suas outras obras, a ideia de criar o casal de irmãos e seu mascote primata não partiu de Hergé, mas sim de uma demanda do semanário católico, que pretendia difundir os valores da família de uma forma que o já famoso repórter não poderia - afinal, Tintim não tinha nada que o ligasse a uma vida "normal".

"A série de João e Joana me foi solicitada pelos diretores da revista Cœurs Vaillants", afirmou Hergé em entrevista a Patrice Hamel e Benoît Peeters nos Studios Hergé, em 29 de abril de 1977. "Eles me disseram: 'Nós gostamos de Tintim, mas vamos lá, ele não tem pais, não vai à escola, ele não tem como ganhar a vida. Você não poderia criar uma série do mesmo gênero, mas onde o herói teria um pai e uma mãe e um cãozinho ou um gatinho, etc.?' E foi assim que fui levado a criar Joana, João e o macaco Simão."

A série

João e Joana são dois simpáticos irmãos que andam sempre acompanhados de Simão, um inteligente animal de estimação. Na época, Hergé estava fazendo um trabalho publicitário para uma empresa de brinquedos, por isso tinha vários em casa para se inspirar. Entre eles estava um chimpanzé chamado Jocko, daí a escolha do bichinho. Este, aliás, talvez tenha sido o único atalho para Hergé fugir do convencional, já que ele escolheu dar aos meninos um animal menos clichê que um gato ou cachorro.

Juntos, os três vivem aventuras comparáveis às de Tintim, enfrentando vilões ao redor do mundo, no fundo do mar e até no ar. A grande diferença com o ruivinho é a presença dos pais das crianças, que têm pelo menos uma pequena participação em cada episódio. A mãe é uma dona de casa sempre preocupada com as peripécias das crianças. O pai, James Legrand, é um grande engenheiro, que domina desde o campo da aeronáutica até o da construção de pontes.



Sobre a criação da família Legrand, Hergé explicou a Numa Sadoul, na entrevista que resultou no livro "Tintin et moi": "Foi preciso antes de mais nada arranjar uma profissão para o pai, uma profissão que o fizesse viajar: muito bem, engenheiro serviria bem". O autor também revelou porque heróis com família não são muito viáveis: "Era preciso fazer a família toda viajar: era cansativo!"

Uma característica marcante da série é a comédia, evidente em personagens como Marajá de Gopal ("O Vale das Cobras"), uma figura tão egocêntrica e autoritária que ultrapassa a infantilidade. O leitor também pode ter alguns momentos de riso com as peripécias do esperto macaquinho. O altruísmo, o "fazer o bem sem olhar a quem", é marca registrada da dupla de protagonistas, João e Joana, que não abre mão de ajudar a quem precisa, mesmo que este não mereça.